quarta-feira, 2 de maio de 2012

Músico descobre partitura codificada na obra "A última ceia", de Leonardo da Vinci



Para quem não sabe, Leonardo Da Vinci, era, entre tantas coisas, músico. Estava  pesquisando um pouco mais sobre ele e encontrei um blog que falava de um livro de autoria de Giovanni Maria Pala, chamado "A Música Oculta". Neste livro, Giovanni, que é músico e técnico de computadores, afirma ter encontrado notas musicais codificadas na obra "A Última Ceia", de Leonardo Da Vinci. 

Para descobrir a música, o autor diz que interpretou os elementos da pintura, que têm um valor simbólico na teologia cristã. Primeiramente, se deu conta de que desenhando um pentagrama na pintura, tanto as fogaças de pão na mesa como as mãos de Jesus e dos apóstolos, poderiam representar notas musicais. Depois, conta que encontrou várias pistas sobre o ritmo lento da composição e a duração de cada nota. O resultado, diz Pala, é um "Hino a Deus" de 40 segundos, que soaria melhor em um órgão, o instrumento mais comum para a música religiosa na época de Leonardo.

Como já disse, Da Vinci era músico e dizem que ele tocava para descontrair seus modelos para que depois, pudesse pintá-los. O gênio tocava músicas compostas por ele e em instrumentos inventados também por ele mesmo, como um órgão à água e uma lira. Desta forma, é possível sim que seja verdade que no afresco "A Última Ceia" contenham notas musicais codificadas. Mesmo porque, Leonardo era muito inteligente e peculiar, escrevia de trás para frente para que ficasse mais difícil de outros lerem o que ele criava e fazia erros propositais em seus desenhos de maquinarias de guerra para que ninguém os roubassem e desviassem seu uso.

Aqui está a música encontrada na obra "A Última Ceia", de Leonardo Da Vinci:


Pesquisando um pouco mais na internet, encontrei um vídeo de uma exposição que ocorreu na capital do Peru, Lima. A exposição "Leonardo da Vinci y la música" mostrou instrumentos musicais criados pelo gênio. Confira:




Nenhum comentário:

Postar um comentário