quarta-feira, 4 de abril de 2012

O grande CAZUZA

Se fosse vivo, hoje Cazuza completaria 54 anos de idade.
    
   
     Em 4 de abril de 1958 nasceu Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, seu apelido antes mesmo de nascer, recebeu o nome de Agenor por insistência da avó paterna. Em sua infância rejeitava seu nome de batismo, alguns dizem que ele o desconhecia e sequer respondia à chamada na escola. Mais tarde tomou gosto pelo seu nome ao descobrir que um de seus compositores favoritos, o Cartola, chamava-se também Agenor.
                  
                              Cazuza e a banda Barão Vermelho -->

     Cazuza é considerado um dos melhores e maiores compositores da música brasileira, e inicialmente ganhou fama como principal vocalista e letrista da banda Barão Vermelho, onde fazia parceria com Roberto Frejat. Algumas de suas composições mais famosas junto à banda são "Todo Amor que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Bilhetinho Azul". Em sua carreira solo tiveram destaque as músicas "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte do meu Show", "O Tempo não Pára" e "O Nosso Amor a Gente Inventa".
     Cazuza sempre teve contato e gosto pela música, preferia canções dramáticas e melancólicas como as de Maysa, Cartola, Dalva de Oliveira e Dolores Duran, além de ser fã da roqueira Rita Lee entre outros.
     Agenor causou muita polêmica, principalmente ao declarar em entrevistas que era bissexual e em 1989 ao declarar que era soropositivo. Seu último disco, 'Burguesia', foi gravado ainda em 1989 com o cantor numa cadeira de rodas e com a voz nitidamente enfraquecida.
     Aos 32 anos de idade, em 7 de julho de 1990, Cazuza nos deixou após sofrer um choque séptico causado pela AIDS. No enterro, o caixão foi levado por seus ex-companheiros do Barão Vermelho, ele foi enterrado em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Se Cazuza ainda fosse vivo, hoje ele completaria 54 anos.
   
<--- Cazuza e Renato Russo

     Em 1990, ano da morte de Agenor, foi fundada a 'Sociedade Viva Cazuza' cuja presidente é sua mãe Lucinha Araújo, a instituição presta assistência a crianças e adolescentes carentes portadores do vírus HIV, além de esclarecer dúvidas e difundir informações científicas sobre o vírus e a doença para profissionais de saúde ou leigos.

   
 Mais informações sobre a vida, trajetória e morte do cantor e compositor podem ser encontradas no site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário